quarta-feira, 4 de dezembro de 2013

• SONHOS - ESPELHOS DE NOSSA ALMA •




• SONHOS - ESPELHOS DE NOSSA ALMA •


Os sonhos têm forte conotação com um momento que estamos vivendo em nossa vida, com momentos que já vivemos nessa vida, e ainda com memórias de vidas que já vivemos neste planeta. Enfim, os sonhos são espelhos de nossa alma, refletindo memórias desta ou de outras tantas vidas que já tivemos. Como as vidas que já tivemos tem fortes influências sobre nossa vida atual, a “Providencia” junta as partes do passado remoto (outras vidas) e do passado da vida presente e dos acontecimentos recentes.

Como se trata de um reflexo, muitas memórias se misturam na hora em que acontece o sonho, e elas se fundem pelos simples fato de que nessa dimensão mental à passagem do tempo é diferente do nosso mundo físico. São leis que podem ser vislumbradas na Teoria da Relatividade de Einstein, da dilatação do tempo, e etc...

De nossas vidas passadas trazemos as principais memórias de nossos relacionamentos com os outros, e dos relacionamentos conosco mesmo – são as chamadas memórias cármicas -, e nesta vida, mesmo os pequenos fatos são memorizados, como por exemplo chutar uma pedra na rua quando andamos. Como tivemos muitas experiências no passado, e no presente continuamos tendo, os sonhos tendem a dramatizar simbolicamente uma dessas experiências. Assim, para interpretar um sonho, faz-se necessário o conhecimento desse simbolismo.

Sendo os sonhos uma animação da somatória de todas as nossas memórias – e elas são incontáveis, se perdendo na nossa longa noite do tempo – seu melhor modo de manifestação é o simbolismo, pois nas figuras simbólicas o Eterno pode resumir uma memória da qual não podemos tomar consciência em função da Lei do Carma. Esse simbolismo é universal, e pode ser encontrado em textos proféticos, em passagens ocultistas da Bíblia, nas parábolas sempre incompreendidas do Divino Mestre, nos Tratados ocultistas, na Teosofia, na Gnose, e mesmo nas famosas quadras de Nostradamus.

Desde a antiguidade muitos foram os que tentaram estabelecer um padrão em que se pudesse compreender esse simbolismo. Alguns símbolos são relativamente visíveis em seu significado, e podem ser facilmente apreendidos pelo sonhador. Outros, entretanto, possuem um simbolismo enigmático, e o sonhador não consegue se aperceber de seu significado imediato.

Com o advento da psicanálise, deu-se grande importância aos padrões simbólicos imanentes nos sonhos, No início do século XX, Freud publicou seu famoso livro "A Interpretação dos Sonhos", baseado em estudos efetuados no comportamento de seus pacientes. Mas Freud, ateu, alijava de seus conceitos o misticismo necessário para compreender melhor o significado onírico. Freud chegou nas nuvens, mas estava muito longe do céu !

Seu discípulo Jung, afastando-se de seu mestre ao enveredar-se pelo caminho do misticismo, admitiu abertamente a presença misteriosa de Deus na alma humana, e escreveu sobre os a influência dos sonhos: “Os sonhos fornecem informações extremamente interessantes a quem se empenhar em compreender o seu simbolismo. O resultado, é verdade, pouco tem a ver com preocupações mundanas como comprar e vender. Mas o sentido da vida não é explicado pelos negócios que se fez, assim como os desejos profundos do coração não são satisfeitos por uma conta bancária.

Os antigos consideram os sonhos mensagens dos deuses aos homens. Para os que menosprezam o valor dos sonhos, a prática está cheia de exemplos de pessoas que foram salvas de desastres (sonhos premonitórios), que ganharam algum prêmio, foram curadas de doenças ou pressentiram a morte de alguém.
Outras vezes os sonhos exercem o papel de regulador da psique compensando na dramatização onírica aquilo que não somos ou não podemos fazer na vida real.

Assim, no sonho, o tímido se transforma num arrebenta-corações, o homem casado recatado realiza sua fantasia erótica com a vizinha, e a mulher casada, que segue uma repetitiva rotina no lar cuidando de filhos e pilotando fogão, passa momentos eróticos com o galã da novela das 8 ! E a doce freira, premida pelos seus desejos sexuais reprimidos, tem horríveis pesadelos com demônios a possuindo !

Também os animais sonham, mas, somente o homem pode realizar seus sonhos. Walt Disney dizia: "Se o homem pode sonhar, também pode realizar seus sonhos". Os sonhos, pois, têm o poder de revitalizar nossa vida, trazendo forças do inconsciente capazes de modificar nossas vidas, e sua principal função é nos orientar e fazer crescer na Grande Vida. Aprendamos, pois, a reconhecer seus sinais.

Existem vários tipos de sonhos (sonhos proféticos, sonhos premonitórios, sonhos de realização de desejos, etc.), mas os mais comuns são aqueles que falam da nossa vida cotidiana. Estes sonhos são pontos de vistas diferentes dos mesmos problemas e dificuldades que enfrentamos acordados. Dizem que os sonhos são cartas que recebemos todas as noites. Com a auto-análise dos sonhos você aprende a lê-las. Aliás, é isso que inúmeras pessoas estão fazendo: abrindo estas cartas, descobrindo mais de si e melhorando suas vidas.

Os sonhos premonitórios estão entre os mais complexos e interessantes dentro da casuística onírica. Algumas pessoas têm sonhos premonitórios que funcionam como aviso. Esse tipo de sonho envolve PES (percepção extra-sensorial) e até o presente momento as hipóteses e teorias que foram levantadas, não explicam adequadamente o fenômeno. Nesse âmbito, prefiro os estudos de Jung, sua teoria de ligação entre o inconsciente coletivo e o inconsciente individual: ambos se relacionam como um balde e o poço.

Muitas vezes esse tipo de sonho se concretiza na mesma hora em que a pessoa está sonhando (em relação a terceiros), outras em alguns dias, outras ainda depois de meses, ou mesmo anos. Embora os sonhos premonitórios tenham um certo teor de profecia, diferem desta pelo fator de que a profecia nem sempre se faz através do sonho, embora possa se manifestar assim.

Embora não pareça, os sonhos podem ser controlados. E até programados, ou seja, você tem condições de mudar o teor de seus sonhos enquanto sonha, caso não lhe agrade o conteúdo. Isso é perfeitamente possível. No futuro existirão máquinas capazes de fazer isso simuladamente, a ponto de nos reprogramarmos para a vida.

Para quem se incomoda com o sonho de cair, existe um procedimento que funciona Diga a você mesmo, em seu pensamento, que você saberá que é um sonho quando se ver caindo. Mas só vai funcionar se você acreditar e aceitar isso. Quando você aceita, seu subconsciente grava essa mensagem como se fosse um programa de computador.

Como todo sonho está diretamente ligado aos padrões do subconsciente, esse programa será executado toda vez que você estiver sonhando que está caindo (ou para outro caso específico). No princípio, a mensagem tardará um pouco a ser disparada, mas depois esse sonho será totalmente bloqueado e apagado da “agenda” de seu subconsciente. A regrinha é simples, mas funciona – desde que se a aceite. Experimente. Essa regrinha também é capaz de fazer você controlar seus sonhos, se quer ou não sonhar certos assuntos. Mas, é extremamente necessário acreditar que é possivel.

Espaço SELF

 https://www.facebook.com/nucleoself/posts/368830229927277

Nenhum comentário:

Postar um comentário