domingo, 15 de junho de 2014

"QUAL É A DIFERENÇA ENTRE GOSTAR E AMAR, COMO E AMAR? E TAMBÉM, O QUE É O ENTRE AMOR COMUM E AMOR ESPIRITUAL?




Há uma grande diferença entre gostar e amar. Gostar não tem nenhum compromisso, amar é compromisso. É por isso que as pessoas não falam muito sobre o amor. Na verdade as pessoas começaram a falar sobre o amor em alguns contextos onde nenhum compromisso é necessário.
Por exemplo. alguém diz 'Eu amo sorvete.' Agora, como você pode amar um sorvete? Você pode gostar, você não pode amar.
E alguém diz 'Eu amo meu cachorro, eu amo meu carro, eu amo isso e aquilo'.
Na verdade, as pessoas tem muito, muito medo de dizer a outra pessoa 'eu te amo.'
Ouvi dizer: um homem estava namorando com uma garota, por vários meses. E a garota estava claro esperando, esperando..--eles faziam amor, mas o homem não tinha dito para ela 'eu te amo.'
Basta ver a diferença. Nos tempos antigos, os antigos costumavam se apaixonar. Agora as pessoas fazem amor. Você vê a diferença? Apaixonar é ser oprimido pelo amor; é passivo. Fazer amor está quase se tornando profano, quase destruindo a sua beleza. É ativo, como se você estivesse fazendo algo; Você está manipulando e controlando. Agora as pessoas mudaram a línguagem..--ao invés de usar 'apaixonar' usam 'fazer amor'.
E o homem estava fazendo amor com a mulher, mas ele não disse uma única vez 'Eu te amo'. E a mulher estava esperando e esperando e esperando.
Um dia ele ligou para ela e disse: ' Eu fiquei pensando e pensando para te dizer. Parece que agora o tempo chegou. Eu tenho que dizê-lo; Agora eu não consigo contê-lo mais.' E a mulher estava feliz e ela tornou-se a todos os ouvidos..--pois ela estava esperando por isso. E ela disse: ' diga! diga!' E o homem disse: ' Eu tenho que dizê-lo, agora eu não consigo contê-lo mais: 'Eu gosto tanto de ti.'
As pessoas estão dizendo uns aos outros 'gosto de você'. Por que não dizem 'Eu te amo'?
Porque o amor é compromisso, envolvimento, risco e responsabilidade.
Gostar é só momentâneo..--eu posso gostar de você, e eu não gosto de você amanhã; Não há nenhum risco nele.
Quando você diz para uma mulher 'eu te amo' te arriscas.
Você está dizendo ' eu te amo: eu permanecerei a te amar, te amarei amanhã também. Você pode confiar em mim, isto é uma promessa.'
Amor é uma promessa, o gostar não tem nada a ver com qualquer promessa. Quando você diz a um homem
'Eu gosto de você' você diz algo sobre você, não sobre o homem. Você diz ' isto é como eu sou, eu gosto de você. Também gosto de sorvete, e também gosto do meu carro. Da mesma forma, eu gosto de você.' Você está dizendo algo sobre você.
Quando você diz para uma pessoa 'eu te amo' você está dizendo algo sobre a pessoa, não sobre você. 
Você está dizendo 'Você está linda'. A seta está apontando para a outra pessoa e, então, não há perigo..--você está dando uma promessa. O amor tem a qualidade da promessa e compromisso e envolvimento. E amor tem algo de eternidade nele. Gostar é momentânea; gostar é não-ariscar, não-responsável.
Me perguntam: qual é a diferença entre gostar e amar? E TAMBÉM, QUAL É A DIFERENÇA ENTRE O AMOR COMUM E AMOR ESPIRITUAL?
Gostar e amar são diferentes, mas não há nenhuma diferença entre o amor comum e amor espiritual. O amor é espiritual. Eu nunca existo através de um amor comum; estar a gostar é coisa comum. O amor nunca é normal..--não pode ser, é intrinsecamente extraordinário. Não é deste mundo.
Quando você diz para uma mulher ou um homem 'eu te amo' está simplesmente dizendo:
' Eu não posso ser enganado pelo seu corpo, eu vi você. Seu corpo pode tornar-se velho, mas eu vi você, vi você além do corpo. Eu vi seu âmago, o núcleo que é divino.' Gostar é superficial. O Amor penetra e vai no âmago da pessoa, toca a alma da pessoa.
O amor não é comum. O amor não pode ser normal, caso contrário não é amor. Chamar amor comum é entender mal o fenômeno todo do amor. O amor nunca é normal, o amor é sempre extraordinário, sempre espiritual. Ou seja, a diferença entre amor e gostar: gostar é material, o amor é espiritual."
Osho

Nenhum comentário:

Postar um comentário