domingo, 10 de maio de 2015

De onde viemos ? Para onde vamos ?


No dia que minha mãe faleceu, escrevi no meu diário.
"Um sério infortúnio da minha vida chegou.”
Sofri por mais de um ano depois de sua passagem.
Mas uma noite, nas terras altas do Vietnã, estava dormindo na cabana de meu eremitério. Sonhei com minha mãe.
Vi-me sentado com ela e estávamos tendo uma conversa maravilhosa.
Ela parecia jovem e bonita, seu cabelo esvoaçante. Era muito prazeroso sentar lá e conversar com ela como se nunca tivesse morrido.
Quando acordei eram duas da manhã e eu senti fortemente que nunca havia perdido minha mãe. A impressão que ela estava ainda em mim era muito clara.
Entendi então que a idéia de tê-la perdido era apenas uma idéia.
Era óbvio naquele momento que minha mãe estava viva em mim.
Abri a porta e sai. Toda a colina estava banhada pela luz da lua. Era uma colina coberta com plantações de chá, e minha cabana estava localizada atrás do templo, no meio da colina.
Andando devagar na luz da lua através da plantação, percebi que minha mãe estava ainda em mim.
Ela era a luz da lua me acariciando assim como fazia frequentemente, muito carinhosa, muito doce…maravilhosa!
Cada vez que meus pés tocavam a terra, sabia que minha mãe estava lá comigo.
Sabia que este corpo não era só meu, mas uma continuação viva da minha mãe e do meu pai e dos meus avós. Todos os meus ancestrais.
Estes pés que eu via como meus eram na verdade nossos pés. Juntos minha mãe e eu estávamos deixando pegadas no solo.úmido.
Daquele momento em diante, a idéia que eu tinha perdido minha mãe nunca mais existiu.
Tudo que eu tenho que fazer é olhar para a palma da minha mão, sentir a brisa no meu rosto ou a terra sob meus pés para me lembrar que minha mãe está sempre comigo, disponível a qualquer momento.
Quando você perde um ente querido, você sofre.
Mas se souber como olhar em profundidade, tem a chance de perceber que a natureza dele é a do não nascimento e não morte.
Há manifestação e há a cessação da manifestação. Você tem que ser muito perspicaz e muito alerta para reconhecer as novas manifestações de uma pessoa. Mas com a prática e com esforço você pode fazer.
Portanto, pegando na mão de alguém que conheça a prática, faça uma meditação caminhando com ela.
Preste atenção em todas as folhas, as flores, os pássaros e gotas de orvalho.
Se puder parar e olhar profundamente, será capaz de reconhecer seu amado se manifestando novamente e novamente em muitas formas.
Você novamente abraçará a alegria da vida.
~Thich Nhat Hahn~
A minha amada mãe "in memoriam"

Nenhum comentário:

Postar um comentário