quarta-feira, 6 de abril de 2016

LIBERDADE DO SER HUMANO


É interessante observar como o universo feminino tem se expandido nas últimas décadas, hoje a mulher tem muito mais liberdade de expressão, liberdade na vida, nas escolhas. Mas também um compromisso maior com tudo isso. Uma responsabilidade sobre seus atos. O homem consequentemente precisou acompanhar essa transformação. Observo que em muito, a mulher tem sido favorecida, em outros pontos, prejudicada. Seja por desigualdade em alguns setores que ainda relutam em lhes dar valor, ou em outros em que a própria mulher, não se valoriza. Aí mais uma vez...ponto para os meninos. Não que isso seja uma competição, nem pode...não deve. Mas acaba sendo. A mulher se mostra mais dona de si, mais autoritária. Então o homem faz o tipo carente que a mulher deseja e leva vantagem.Ou faz o tipo marrento e os dois perdem. 

A mulher ainda tem uma longa caminhada pela frente em busca da maturidade emocional. Não para assumir o papel dos homens na sociedade, mas para assumirem o próprio papel de mulher na mesma. Ainda vemos muitas vezes na internet, em imagens ou vídeos, mulheres arrasadas, chorando abandonadas pelo seu amor e por elas mesmas. Já os homens geralmente bem na fita, ou aparecendo somente quando em cenas românticas, onde a mulher está feliz porque eles estão presentes. Tem-se que permitir também ao homem essa liberdade de expressar o sofrimento por suas perdas. Acredito que muitos deles retratam essa situações, por não poderem se manifestar num mundo que já não bastava ser machista por alguns, agora ainda também o é, pelo comportamento machista de algumas mulheres. sem contar que podemos ver ainda o homem por receio ou por auto afirmação, inverter os papéis num momento de briga ou separação. 

Nesse momento...a razão do homem e a emoção da mulher, estados originais e latentes em cada um, aflora... e não é raro se presenciar a mulher pedindo perdão até do que não fez, para tentar salvar a relação. O fato é que...quando um dos dois passa a maior parte do tempo, tirando água do bote com a canequinha e a verificar se o colete salva vidas está a disposição...é porque chegou o momento derradeiro de dar um basta e cada um voltar para seu próprio caminho. Viva a liberdade do ser humano...cada vez mais aprisionado em suas gaiolas douradas de ilusão. Uma liberdade que todos almejam, lutam e brigam por ela, e que só pode ser conquistada após uma longa batalha solitária onde se desenvolva primeiramente, o amor próprio. Caso contrário, ambos, homens e mulheres, continuarão a ser como barcos a deriva, no mar da vida.

* Carmen Hernandez

Nenhum comentário:

Postar um comentário