sábado, 3 de junho de 2017

Três Níveis de Conhecimento



Três Níveis de Conhecimento

"Existem três tipos de conhecimento ou informação que nós obtemos. Um é através dos cinco sentidos. Ao ver, você obtém conhecimento, ao sentir o cheiro, você obtém informação, e através do paladar e do tato você obtém informação. Os cinco sentidos te trazem conhecimento, não é? A maior parte do seu conhecimento é adquirida através dos cinco sentidos. Este é um tipo de conhecimento.

O segundo é através do intelecto. O conhecimento adquirido através do intelecto. A ciência é conhecimento adquirido através do intelecto.

Perceba, o que você vê através dos olhos é que o sol está se pondo, mas o que você aprende através da ciência é que o sol não se põe. É a Terra que gira. Você não viu a Terra girando através de nenhum dos seus cinco sentidos, mas através do intelecto você entende que a Terra está girando, e que está girando em torno do sol.

Digamos que você coloque uma caneta em um copo de água; o que você vê? Você vê que a caneta está inclinada. Essa é a percepção, mas o intelecto diz que não, a caneta não está inclinada, uma ilusão de ótica. Este é o conhecimento através do intelecto. Estes dois níveis de conhecimento são muito inferiores a um terceiro nível, isto é, conhecimento intuitivo. É o conhecimento que vem do espírito, que surge a partir do silêncio da alma, da chama que queima o coração; é sentir além de todos sentidos. Não pode ser verificado através dos sentidos primários ou do intelecto. O conhecimento que está á frente desses dois está em outro nível de conhecimento. A vida começa quando exploramos esse terceiro nível de conhecimento; dentro do tempo de nossa existência.

Então, como você poderia explorar esse terceiro nível de conhecimento? O nível de conhecimento que não é através dos sentidos primários ou do intelecto é a questão. Para isso você tem que deixar para trás o conhecimento dos sentidos 'prováveis' e do intelecto. No momento em que você os deixa para trás, os paradigmas e padrões 'consideráveis' é ultrapassado.

Então os conceitos, julgamentos e decisões intelectuais de tudo o que você diz conhecer tornam-se claramente mecanizados e ultrapassados.

Todos esses conhecimentos adquiridos por mero acúmulo de informações: abandone-as, e então o silêncio se inicia. Quando o silêncio começa, o conhecimento do terceiro nível desperta e esse conhecimento é chamado de Gnose. O verdadeiro conhecimento que está à frente do intelecto, é o conhecimento intuitivo.

Você sente na alma a sabedoria que te queima e que está além dos sentidos primários e do conhecimento cognitivo.

E o que acontece? Às vezes você vai além do seu intelecto. O seu intelecto está dizendo uma coisa, mas seu instinto está dizendo outra coisa. Sua intuição diz ‘não, há algo diferente, algo mais’. E você ignora isso e se prende ao intelecto. É por isso que por mais que pense saber a verdade, nada mais vê do que limitação.

Às vezes, você percebeu, e deu um passo além de seus julgamentos, e ficou feliz por isso. Em vez de o seu intelecto dizer ‘não’, outra coisa diz ‘sim’. Alguma outra coisa dispara e é isso que acontece quando há fé, e é aí que surge a fé. Às vezes sua mente diz ‘Não, eu quero parar de fazer essas práticas espirituais, não me importo com isso’. Muitas pessoas fazem isso, tentam parar, mas algo lá no fundo, as impressões, samskaras, bons Karmas fazem com que continuem, e então voltem ao caminho. E então ficam felizes. Elas sentem “Que bom que eu não desisti, não agi por impulso”. Quantos já passaram por isso?

São momentos em que algo além de seu intelecto assumiu o comando, e funcionou. Trata-se dos níveis de conhecimento intuitivo, sabedoria que esta além do intelecto.

Como explicar isso a alguém? É um grande problema. É muito difícil dizer a alguém “Ah, existe um nível além da sua lógica”. Se você disser isso, vão achar que você é louco, ou que está negando o intelecto, mas não é nada disso. Você não está louco nem negando o intelecto. Você simplesmente dá um passo além e reconhece algo como 'maior', além... Esta é a área a partir da qual todo o cosmos trabalha. Todo o conhecimento no cosmos está presente ali.

Cada invenção para o bem, aconteceu a partir dessa área. A invenção intuitiva inicial vem daí. Então o intelecto atua nela e a desenvolve ainda mais. Todos que fazem boas poesias ou músicas vêm dessa área, cada um deles!

Portanto, um benefício prático disso é que agora você entende que o seu intelecto é crítico, é mecânico e ultrapassado e você não depende mais tanto dele. Entendeu?"

Nenhum comentário:

Postar um comentário